

Discover more from Firma Preta
Moleque Piranha: livro dialoga com a potência das infâncias negras
Somos coletivos, plurais e diversos em nossas próprias jornadas.
O Moleque Piranha, personagem criado pelo ilustrador, designer e agora autor Renato Cafuzo, ganhou as páginas dos livros que leva seu nome. Lançado no último sábado, dia 11, na Maré, onde Cafuzo se criou e vive até hoje, a obra infantojuvenil se passa em uma escola e todos os personagens são negros.
Revisitando sua própria trajetória, Cafuzo traz nos versos a potência das infâncias negras e a importância da educação para criar outras possibilidades de futuro. A mensagem é que somos coletivos. Antes de ilustrar seu próprio livro, o autor ilustrou outras cinco obras de autoras negras. A obra nasce em um processo de amadurecimento.
O livro ainda irá compor o acervo de 20 bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense, e de mais de 50 escolas no Complexo da Maré. Além disso, como forma de ampliar a acessibilidade e a experiência do público com a obra, uma versão gratuita em audiolivro, com audiodescrição, também será lançada no dia 11 de março, e ficará disponível no canal do autor no Youtube. A narração será feita pelo artista circense Vicente Barbosa, de 6 anos - da terceira geração de palhaços da sua família.
O livro pode ser comprado no site da editora Oriki. Outros dois eventos de lançamento estão programados. No dia 16/03, às 14h, o Moleque Piranha chega a Biblioteca Maria Lima R. Rural, 11, Corumbá, Nova Iguaçu - RJ) e no dia 22 é a vez da Biblioteca Parque recebê-lo às 10h30 (Av. Presidente Vargas, 1261, Centro - RJ). A entrada é gratuita.
Conversamos com Renato Cafuzo sobre o lançamento. Confira:
1- Como nasceu o moleque piranha e como ele virou livro?
Eu sempre falo que é uma expressão da rua para a própria rua. Porque fiz o desenho a partir de um termo que vem do funk carioca e, em forma de colagem. Eu tenho devolvido ele para rua. Essas intervenções começaram numa época em que eu circulava muito a cidade mas não tinha tempo pra desenhar, mas colar meus desenhos durante os trajetos era possível. E eu gostava também.
A ideia de fazer um livro infantil foi por perceber que, além dos adultos, as crianças com quem convivo também gostavam muito e isso merecia mais atenção. Era possível abrir mais o diálogo sobre várias coisas.
2 - Como profissional negro e vindo da favela, como você vê o seu personagem ganhando vida no livro?
Olha, isso me trás vários flashbacks e sei que muitas coisas convergiram para chegar até aqui. Minha formação em design, o jeito que gosto de desenhar, as conversas com amigos, minha paternidade, tudo contribuiu para o que temos agora. Se tem algo que dá para entender disso é que nada foi perdido. Foram acúmulos e maturação. Como profissional negro acho importante termos isso em mente, nem tudo pra nós vem no tempo que achamos ideal e a gente tem que saber o que fazer com isso.
3 - Você acredita que seu trabalho pode impactar crianças negras e, também, profissionais negros?
A piranha é um peixe pequeno, e vive em cardumes justamente por se ver vulnerável. Independente da fama que demos a ela, a natureza dela é estar junto. É isso que tento trazer nessa história e espero que sirva para nós também. Pra mim ele representa um pouco da coletividade preta e favelada.
Encontre sua vaga
Educação. A Letrus está com 10 vagas abertas. As oportunidades são para áreas de comunicação, marketing e tecnologia, principalmente desenvolvimento.
Tech. Instituto Atlântico busca designer instrucional júnior (Remoto). Uma das principais atividades será cadastrar e implementar ações no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Mulheres. Em Nova Lima (MG), a Vale tem vaga aberta para Analista de Recursos Humanos Master – Corporativo – Vaga Preferencial Para Mulheres.
Futuro. A Schneider Electric, empresa do ramo de gestão de energia e automação, está com vagas abertas para o seu programa de trainee. Inscrições até 20/3.
Gestão. A Feedz tem uma vaga aberta em Salvador (BA), para Pessoa Coordenadora de Customer Success Ongoing (Exclusiva para Pessoas Pretas).
Voar. A LATAM está com 50 vagas CLT para o cargo de copiloto – exclusivas para mulheres. Selecionadas atuarão nas aeronaves da família Airbus A320.
Energia. O Grupo Energisa está com 298 vagas abertas em 12 estados. A maioria dessas oportunidades está nas áreas de operações, com 139 vagas.
Formação. O Mercado Livre está com 150 vagas para curso online e gratuito de tecnologia para jovens mulheres. O projeto é voltado para jovens mulheres entre 16 e 18 anos.
Pra Pensar
O site Mundo Negro denunciou que o Museu Afro Brasil, em São Paulo, teve o último diretor negro destituído em fevereiro passado, da área financeira e revelou que a curadoria e o plano museológico da instituição para os próximos 5 anos está sendo feita por consultoria externa "branca".
A Firma
Com curadoria, redação e edição de Emílio Moreno e Juliana Gonçalves. Direção de arte, Larissa Cargnin. Com Colaboração Laura Ribeiro.
Essa é uma newsletter semanal sobre diversidade e mercado de trabalho. Se você aproveitou o conteúdo dessa edição e ainda não assina, receba por e-mail.