Firma Preta

Share this post

Carrefour só queria apagar incêndio

firmapreta.substack.com

Discover more from Firma Preta

A Firma Preta tem como propósito fazer a ponte entre profissionais negros e indígenas, e empresas comprometidas com a promoção da diversidade.
Over 1,000 subscribers
Continue reading
Sign in

Carrefour só queria apagar incêndio

Pessoas negras continuam sendo vistas como suspeitas.

May 10, 2023
1
Share this post

Carrefour só queria apagar incêndio

firmapreta.substack.com
Share
foto: Felipe Ouverney, NINJA

Esse não era o texto programado para essa semana. Porém, mais uma vez o grupo Carrefour está envolvido em um absurdo caso de agressão contra pessoas negras: um casal que teria supostamente furtado dois pacotes de leite para alimentar a filha foi torturado no estacionamento do mercado, em Salvador. O mesmo Carrefour responsável pela morte de João Alberto Freitas, espancado até a morte por seguranças.

Não faz muito tempo, no mês passado, uma mulher foi obrigada a tirar a roupa em uma unidade do Atacadão que pertence ao grupo e um homem teve atendimento recusado no próprio Carrefour em São Paulo. A empresa de segurança que atuava no dia da morte de João Alberto mudou de nome e continua trabalhando para a rede de supermercados.

Veja que todas as ações do grupo Carrefour até aqui não passaram de uma tentativa de limpar a barra da marca. Contaram com pessoas como Manuel Soares, Rita Batista e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em ações para firmar um comprometimento com a pauta antirracista. A rede também criou vagas afirmativas, buscando pessoas negras para cargos de liderança e abriu edital para apoiar iniciativas de pessoas negras. 

Mas até agora se quer fez o básico. Não fez uma completa revisão de seus protocolos de segurança e investiu em uma verdadeira mudança nos profissionais que – em seus mercados. Pessoas negras continuam sendo vistas como suspeitas. São julgadas, condenadas e justiçadas nas mãos do Carrefour.

Enquanto o grupo Carrefour continua tentando limpar sua imagem com ações de marketing, continuamos sendo alvos nos corredores de suas lojas. Isso precisa ter fim. 


Vagas desta edição

EDUCAÇÃO. Alura tem vaga aberta para instrutora de tecnologia (oportunidade é exclusiva para mulheres).

PÚBLICO. Hoje é o último dia para se inscrever para seleção de Assistente de Audiências no Instituto AzMina.

MÚSICA. O Sesc-Rio tem uma oportunidade aberta para Analista I (Música). As inscrições são feitas pelo link.

PERIFA. O projeto Desenrolada está em busca de profissionais freelancers. É preciso morar na periferia de São Paulou ou cidades da região metropolitana.

SAÚDE. A USAID está com vaga aberta para Gerente de Projetos Especialista em Saúde. Inscrições até 12/5.

POLÍTICA. O Instituto Natura recebe currículos até 14/5 para o cargo de Gerente de Políticas Públicas – foco em Ensino Médio Integral.

UNIVERSITÁRIO. A ClearSale está mais de 40 vagas abertas do Programa de Estágio 2023 para estudantes universitários de todo o Brasil.

AÇO. Gerdau tem 130 vagas para o seu programa de estágio 2023. Estão divididas nos oito estados do país. Inscrições até 22/5.


Pra pensar…

No país onde 54% da população brasileira é negra, precisamos esperar tanto tempo para nos vermos representados na televisão.


A Firma

Com curadoria, redação e edição de Emílio Moreno e Juliana Gonçalves. Direção de arte, Larissa Cargnin. Com Colaboração Laura Ribeiro.

Essa é uma newsletter semanal sobre diversidade e mercado de trabalho. Se você aproveitou o conteúdo dessa edição e ainda não assina, receba por e-mail.


1
Share this post

Carrefour só queria apagar incêndio

firmapreta.substack.com
Share
Comments
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 por equipe Firma Preta
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing